A contabilidade está presente em diversos momentos da empresa, inclusive no seu dia a dia e desde a sua criação. Confira quais os serviços contábeis prestados por um escritório de contabilidade e que são fundamentais para o sucesso do seu negócio.
- Abertura de Empresa
- Escrituração Contábil/Tributária
- Entrega das Obrigações Acessórias
- Assessoria Trabalhista
- Assessoria para Planejamento Tributário
- Assessoria para Gestão Financeira
- Encerramento de Empresa
- Controle na Palma da Mão
- Economia
Abertura de Empresa
Nesse sentido, são várias decisões que o contador poderá auxiliar no processo de abertura:
- Definição dos CÓDIGOS DE CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas)
- Escolha da NATUREZA JURÍDICA
- Definição do porte da empresa
- Escolha do REGIME TRIBUTÁRIO verificação das alíquotas de imposto
Desta forma, o empreendedor terá segurança de cumprir a lei e ainda sim escolher as modalidades mais vantajosas para o seu negócio desde o seu início.
Além disso, o contador também poderá ajudar nas alterações contratuais que ocorrerem no futuro, atualizando os dados da empresa e notificando os órgãos responsáveis por qualquer mudança relevante.
Escrituração Contábil/Tributária
Uma das maiores obrigações que a contabilidade tem é de cuidar da escrituração contábil. Isso significa ser responsável pelos livros fiscais da empresa, registrando as movimentações financeiras, preenchendo demonstrativos e outros documentos importantes e fazendo controles essenciais. Algumas dessas tarefas envolvem:
- DRE ( DEMONSTRATIVO RESULTADO DE EXERCÍCIO
- Registro de apuração dos impostos
- Balancete
- Balanço Patrimonial
- Conciliação bancária
- Entre outros.
Entrega das Obrigações Acessórias
Além desses documentos, existem outras papeladas que o seu contador é responsável por emitir. Elas são chamadas obrigações acessórias, também importantes para manter a empresa na legalidade. Algumas delas são:
- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) — para optantes do Simples Nacional
- Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
- Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) — optantes do Lucro Presumido, Lucro Real e, em alguns casos, também o Simples Nacional
- Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF)
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
- SPED – ECD – ECF – EFD
- Entre outros.
Cada uma dessas obrigações tem suas regras e documentos que precisam ser consultados para sua emissão. O contador irá cuidar dessas exigências, avaliando quais se aplicam a sua empresa, e encaminhá-las aos órgãos responsáveis.
Assessoria Trabalhista
O serviço contábil também envolve algumas obrigações trabalhistas, inclusive que precisam ser realizadas mensalmente. Entre essas tarefas, estão: Apurar e emitir os contracheques dos colaboradores;
- Calcular o pró-labore dos sócios ou recibo do único proprietário da empresa
- Emitir as guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)
- Processar a Folha de Pagamento (incluindo 13° salário e pagamento de férias)
- Fazer os relatórios dos dados da Folha para o Fisco trabalhista
- Processar a documentação nos casos de admissão e demissão
- Preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Assessoria para Planejamento Tributário
Esse é um trabalho que nem todos os contadores oferecem, mas que faz uma grande diferença para um negócio: imagine não precisar pagar alguns impostos — tudo dentro da lei? Esse serviço contábil ajuda a empresa a economizar ao estudar os detalhes da legislação tributária, reduzindo a carga de impostos incidente e ainda cumprindo as normas corretamente. A assessoria deve ser feita por um contador confiável, para não acabar interpretando equivocadamente as leis e isso prejudicar o negócio.
Assessoria para Gestão Financeira
Outro serviço estratégico que o contador pode fazer é contribuir para a gestão financeira, oferecendo dados que irão amparar a tomada de decisão e analisando o desempenho da área. O profissional pode trazer informações relevantes para os administradores, que passariam despercebidas sem sua participação. Assim, a empresa ganha ao contar com mais um serviço contábil especializado para traçar seu caminho para o sucesso.
Encerramento de Empresa
Infelizmente, nem todos os negócios prosperam. Nesse momento, é preciso cumprir uma série de etapas para encerrar a empresa sem deixar nenhuma pendência para trás. O contador pode auxiliar nesse processo, tornando-o menos longo e custoso. Do início ao fim, o contador exerce uma função importante dentro das empresas. No entanto, a tecnologia trouxe uma novidade a esta dinâmica: a contabilidade online! Mas muitos empreendedores se perguntam: será que esta modalidade oferece tudo que a tradicional traz? E quais seriam as vantagens de se adotá-la?
Controle na Palma da Mão
O dono do negócio pode acompanhar a contabilidade da sua empresa ao acessar uma plataforma — o que é feito no computador ou até pelo celular pessoal. Assim é mais fácil controlar o desempenho dessa área e saber se todas as obrigações fiscais estão sendo cumpridas corretamente e no prazo. Isso em tempo real!
Economia
Além da economia de tempo, a contabilidade online ajuda na redução de custos. A digitalização dos processos evita gastos comuns no dia a dia das empresas, como papel, armazenamento e deslocamento físico, por exemplo — que parecem pequenos, mas juntos podem formar valores significativos. Essa economia também pode ocorrer ao escolher um parceiro confiável, como a que irá estudar a legislação e buscar as opções mais vantajosas para a sua empresa cumprir suas obrigações, sem pagar nada a mais do que deveria.
Está pensando em abrir uma empresa ou trocar de contabilidade?
A 3S Contabilidade pode lhe ajudar, fale com a gente, nossa equipe entrará em contato com você
Emissão de Certidões Negativas de Débitos
Alguns bancos, organizações e outras entidades costumam requerer alguma Certidão Negativa de Débitos para aceitarem ofertas de fornecedores ou pedidos de empréstimo. Esse documento é um comprovante de que a empresa não tem dívidas fiscais e tributárias com as esferas federal, estadual e municipal. Existem vários modelos de CND — desde da Receita Federal à obrigações trabalhistas. O contador sabe como requerer estes comprovantes para que sejam apresentados pela empresa a seus parceiros.